O papel dos drones na agricultura

O papel dos drones na agricultura

O processo de gerenciamento de uma grande fazenda sempre foi considerado uma atividade desafiadora. Com vastos campos à disposição, muitas vezes é fisicamente impossível para os agricultores acompanharem todas as mudanças que ocorrem em suas terras agrícolas.

É nesse ponto que entram os veículos aéreos não tripulados (VANTs), que permitem não apenas receber informações relevantes e eficazes quando necessário, mas também reagir de forma oportuna e clara às menores ameaças à cultura e pulverizar as culturas com a máxima precisão, inclusive com pesticidas e fertilizantes especiais. Com a ajuda dos UAVs, os agricultores podem realizar esse trabalho remotamente.
O uso de drones na agricultura e na agropecuária em geral é uma das aplicações mais promissoras dessa tecnologia. Os VANTs podem ser usados com eficiência para planejar e monitorar todos os estágios da produção agrícola.
Para os agricultores, é muito importante detectar as pragas que estão matando suas terras agrícolas a tempo de tomar as medidas necessárias. Há muito tempo se sabe que os primeiros sinais de deterioração das plantas são manifestados por alterações na clorofila. Portanto, ao instalar câmeras infravermelhas nos VANTs, os agricultores podem saber a tempo sobre o início da quebra da safra. Os VANTs são capazes de coletar informações suficientes sobre as plantações para aplicar pesticidas e herbicidas com precisão onde os produtos químicos são necessários. Isso promete aos agricultores a oportunidade de economizar dinheiro no uso de produtos químicos, além de preservar o meio ambiente por meio da pulverização de precisão e eliminar o risco de tratar a terra de outra pessoa operando em baixas altitudes.

O desenvolvimento do uso de drones na agricultura não se limita às tarefas de polinização. Os UAVs também são usados para o mapeamento detalhado de fazendas, permitindo que os agricultores tomem decisões de gerenciamento com base em dados específicos de cada zona agrícola. É conveniente determinar a área objetiva de terras aráveis, campos de feno, pastos, terras em pousio, terras em pousio, terras cultiváveis, semeadura, sub-semeadura e semeadura. A fotografia aérea dos VANTs é mais detalhada do que uma imagem espacial. Além disso, os VANTs permitem o levantamento mesmo em condições nubladas, o que é inacessível para os satélites e complica o uso da aviação. A obtenção de imagens é possível em tempo real e com ajustes de voo e missão, se o agricultor precisar.
Os modelos de drones mais leves podem ser equipados com sensores multiespectrais compactos que medem os principais indicadores que caracterizam a saúde da cultura, os níveis de seca, a deficiência de nitrogênio e outros. O uso de quadricópteros pode ajudar a prever o rendimento das colheitas, calcular o índice de umidade, o índice de vegetação e o índice de área foliar.
DJI Agras T16
Foto dji.com
Alguns dos drones mais avançados para a agricultura são o DJI Agras T16 e o DJI Agras T30. Essas plataformas podem voar sozinhas ao redor de obstáculos, determinar coordenadas espaciais e executar tarefas com precisão de centímetros, operando em praticamente todas as condições climáticas. O T16 e o T30 são equipados com um sistema de radar esférico, sensores dianteiros e traseiros e holofotes brilhantes que permitem que eles operem mesmo à noite.
O DJI Agras T16 Agrodrone foi projetado para pulverizar eficientemente fertilizantes, pesticidas e outros líquidos em uma grande área e é um sistema autônomo sem problemas com capacidade de 10 hectares/hora, no qual realiza missões de voo com precisão impecável, seleciona o momento ideal para retornar à base para substituição da bateria e do tanque.

Um drone modular avançado, o Agras T16 permite a carga útil mais pesada e tem o maior diâmetro de pulverização de qualquer drone agrícola DJI. Com hardware potente, propulsão de inteligência artificial (IA) e planejamento de voo 3D, o T16 leva a eficiência do processo a um novo nível.
O revolucionário corpo Transformer do modelo DJI Agras T30 oferece um desempenho excepcional de pulverização, especialmente para árvores frutíferas, suportando a tecnologia de direcionamento de galhos para melhor penetração de gotas.
O novo modo de rota inteligente planeja de forma independente a melhor rota para cada operação. Um sensor contínuo mostra a carga útil restante (líquido) em tempo real e o tempo estimado até o reabastecimento, permitindo que os pilotos atinjam o equilíbrio perfeito entre carga útil e duração da bateria. O drone também suporta sobrevoo automático de borda, o que proporciona uma área de cobertura de pulverização maior e simplifica as operações aéreas.

Ambos os drones têm classificação IP67, o que os torna resistentes à lavagem e à corrosão e permite que o drone seja facilmente adaptado para pulverização de fertilizantes e distribuição de sementes e ração. O controle remoto tem uma tela de 5,5 polegadas, é compatível com Wi-Fi e Bluetooth, funciona por até 4 horas sem recarga e se comunica com drones a até 7 quilômetros de distância.
Com ajudantes tão confiáveis e indispensáveis, é possível cultivar facilmente e sem esforço desnecessário não apenas campos comuns, mais ou menos planos, com plantações, mas também usá-los em condições de montanha ou para cuidar de pomares e outras plantações complexas. O uso de drones na agricultura não só permite otimizar os custos, reduzir o consumo de fertilizantes e aumentar a eficiência no controle de pragas, aumentando a produtividade, mas também economiza tempo e energia para outras tarefas.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *